sexta-feira, 1 de junho de 2012

O DIARIO DE ANNE FRANK (Maio/2012 - Tema: Fatos Históricos)

O DIARIO DE ANNE FRANK – autor -  ( Sueli Couto - resenha 7)

Escolhi este livro pela fama dele, mas não era o que imaginava. Realmente é a escrita diária de uma adolescente que relata tudo o que lhe acontece de uma forma clara e objetiva.

Anne Frank pertencia a uma família judaica. Em 1933, fugindo às perseguições do  regime hitleriano,  se  refugiou  na Holanda, mas,  logo depois da invasão da Holanda pelos alemães, as perseguições aos judeus continuaram ali com tal violência que os Frank que  passaram  a  ter  uma  existência  ilegal ou  clandestina.  Durante dois anos, que  abrangem  o período  de guerra  de  1942  a  1944,  não  podem  sair  à  rua  e  vivem  sob  a constante ameaça de serem descobertos pela polícia.

Quando completou 13 anos Anne, começa a escrever com regularidade em um diário, em forma de cartas como se estivesse conversando com uma amiga. Até lhe dá um nome: Kitty  e escreve para aliviar seu coração. Nele a adolescente registra tudo o que acontece no seu dia a dia, os seus pensamentos, seus amigos, família, convívio com outras pessoas, suas zangas, os sacrifícios, as angustias, seu gênio, sobre seus defeitos, sobre a Gestapo, do medo, sobre os livros que lê, as perdas, cita  Churchil,  Gandhi, os países que entraram na guerra, do sonho de liberdade, os bombardeios.

Dos  oito  "mergulhados"  só  o  pai  sobreviveu.  O  sr.  Kraler  e  o  sr. Koophuis  resistiram  às  privações  nos  campos  holandeses  e voltaram para junto de suas  famílias. 
Anne  morreu  em  Março  de  1945  no  campo  de  concentração    de Bergen-Belsen, dois meses antes da libertação da Holanda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário