sexta-feira, 1 de junho de 2012

APÁTRIDA , de ANA PAULA BERGAMASCO (Maio/2012 - Tema: Fatos Históricos)

APÁTRIDA -  AUTORA: ANA PAULA BERGAMASCO (Sueli Couto – resenha 2)

Como segundo livro do tema, escolhi Ápatrida de Ana Paula Bergamasco, uma escritora nacional.  A capa do livro é linda e não imaginava que seu conteúdo fosse tão forte e triste. Confesso que chorei praticamente durante toda a leitura, aliás, eu nunca chorei tanto com um livro. Ele te faz refletir, sentir uma tristeza profunda, sentir raiva, te despedaça totalmente, mas é impossível parar no meio do caminho.

Apátrida conta a história de Irena, uma polonesa que tem uma infância tranquila, feliz e humilde. Vive com sua família, conhece Jacob, que se transforma em seu amigo e seu primeiro e grande amor. Devido a diferenças sociais, religiosa e aos costumes da época eles não podem ficar juntos, o destino os separa e ambos tomam caminhos diferentes. Jacob casa com uma mulher que sua família aprova e se muda. Irena se casa com Rurik, tem seu primeiro filho Jan, e quando está tudo tranquilo a guerra chega e com ela todo o horror, medo e muda sua vida para sempre, mas Jacob sempre estará presente nela, permeando sua vida...

O livro nos mostra de forma crua a intolerância, o fanatismo, os abusos, a violência, os castigos, as mortes, a injustiça,  a crueldade, as experiências cientificas feitas com os prisioneiros, um total desrespeito ao ser humano.

Uma história tensa, dura, triste, marcante, que mostra que a maldade, a crueldade humana não tem limites. Uma história de uma menina que tem que se crescer se tornar em uma mulher forte, corajosa, de fibra, de caráter, que suportou todas as dores, perdas, medo, fome, e mesmo perdendo tudo, sofrendo horrores, não desistiu, continuou em frente. Uma sobrevivente.  Uma bela obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário