sexta-feira, 1 de junho de 2012

O PALÁCIO DE INVERNO, de JOHN BOYNE (Maio/2012 - Tema: Fatos Históricos)

O PALÁCIO DE INVERNO - AUTOR JOHN BOYNE (Sueli Couto - resenha 3)

Uma história que em cada capitulo alterna tempo atual com o passado. Não gosto muito de histórias escritas desta forma, mas isso não muda o fato de que o livro é maravilhoso. Um livro emocionante,uUma história de amor incondicional, companheirismo, lealdade e abnegação.

Geórgui Jachmenev , aos 82 anos, com sua esposa estando com câncer no ovário, faz uma retrocesso de sua vida relembrando que os pais não foram felizes no casamento; seu pai não  e tinha bom aspecto pois ficara defeituoso no rosto após o parto e as pessoas e as crianças zombavam dele e seu aspecto(cabeça deformada); tinha medo do modo violento de seu pai; viveu pouco tempo com seus familiares e foi relapso com suas obrigações; sua mãe uma mulher fria; sua irmã com tantos sonhos de mudança de vida; Colec seu amigo (com um pai revolucionário a quem ele queria agradar) que morre por “culpa” dele; sua vida de luta; traição; perdas; decepções; seu envolvimento com a família do Czar; as guerras; a presença constante e medo da morte; a conquista do amor de sua vida; seu trabalho na biblioteca do Museu Britânico; seu casamento longo e feliz; a promessa da vela acesa anualmente  e um grande segredo.

Que grande segredo era este? Por que Zóia se julgava “azarada” e dizendo que tudo que fazia parte da vida dela morria? Por que tentara o suicídio?

A história é composta pelas memórias de um simples mujique que nos leva a um mergulho na história da Rússia no início do século XX, da primeira guerra mundial, a fome, a violência, o desemprego, a revolução russa, a segunda guerra, do orgulho e encantamento pelo Palácio de Inverno. Consta de muitos eventos históricos do czar Nicolau, Alexei Romanov, Rasputin, do governo de Lenin, Winston Churchill e outros personagens históricos que se misturam às pessoas comuns.

O final me surpreendeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário