terça-feira, 2 de julho de 2013

O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brönte (Jun/2013 - Romances Psicológicos)


Resenha escrita por Dinha:

Quatro crianças foram obrigadas a se despedir de sua mãe e duas irmãs precocemente, mas apesar de tudo se apaixonaram pelos livros e o conhecimento que os continham. Dentre muitas histórias escritas por Emily Brönte “O Morro dos Ventos Uivantes” foi pouco aceito pelos leitores de 1847, pois fugia dos padrões da época. Uma história na qual uma criada conta a relação de duas famílias vizinhas moradoras do Morro dos Ventos Uivantes e da Granja Thrushcross (onde estão: a criada e o novo morador).
Inicialmente focada na família do Morro onde viviam um casal e duas crianças; no momento em que patrão sai a viajem e inesperadamente volta com um menino aparentemente cigano que encontrara abandonado em seu caminho e não tivera coragem para deixá-lo só e posteriormente será chamado de Heathcilff. Mesmo não sendo facilmente aceito pela família o jovem se adapta ao local e logo faz amizade com a filha do patrão, Catherine Earnshaw. Amizade essa, que levará ao amor e a insanidade de seus amantes, devido a dificuldades e diversas escolhas.
Posteriormente sabemos da Granja Thrushcross e da família Linton, composta também por um casal e duas crianças que diferente dos primeiros são criados da forma mais caprichosa e socialmente aceitável possível. Ao desenrolar da história o inesperado acontece da forma mais complexa possível e muitos corações são, não apenas partidos, mas mutilados da forma mais inesperada possível.

Obrigada ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário