terça-feira, 30 de julho de 2013

A cor púrpura, de Alice Walker (Jul/2013 - Cor ou cores no título)

Mês de Julho Mês das Cores
Livro: A Cor Púrpura
Autora: Alice Walker
Por: Lucélia Maia
    O mês de julho foi dedicado as cores com uma finidade de opções a minha preferência foi pela cor roxa ou como preferir o livro lido foi:  A Cor Púrpura de Alice Walker.
    Publicado em 1982 e ganhador do Prêmio Pulitzer o livro tem como tema principal a vida dura e cheia de discriminação dos negros americanos do começo do século XIX, como um foco principal nas mulheres negras.
    O livro nos conta a estória de Celie ou melhor ela nos conta sua estória, pois, o livro tem o formato de diário/cartas como uma forma desabafo para Deus. Celie é semianalfabeta e a autora é muito fiel a isso pois os escritos é de pessoa nessa realidade.
    Celie é uma negra, pobre, se torna órfã de mãe e sem nenhuma instrução sua vida é muito sofrida. Logo no início é estuprada pelo o pai, com quem tem dois filho, em seguida é forçada a se casar com Albert, apanha quase todos os dias, não é respeitada pelos filhos do seu marido. Ela não reclama e não se desespera simplesmente vive essa vida medíocre sem expectativa de nada, acha tudo muito normal nem raiva tem das pessoas.
    Sua vida começa a mudar quando ela conhece Doci Avery, cantora, mulher com muita personalidade e amante de Albert. As duas se tornam amigas e depois amantes.
    O romance é um livro envolvente, cativante, tem uma história forte muito bem escrita onde todos os personagens com o passar do tempo se desenvolve, amadurece e mudam as opiniões e a visão de vida.
    Existe um momento que merece um destaque especial na obra é a parte que a Celie passa por uma situação em que ela dá uma basta. E a primeira pessoa que ela se revolta é com Deus e a uma discursão sobre a existência de Deus com a Doci. Pois a visão de Celie tem de Deus é que ele é um homem velho e branco e a Doci tenta mostrar que Deus não é um homem Deus é uma força maior que está em tudo.
    Uma coisa que a autora deixou de explorar foi o preconceito que as pessoas tem com romances homossexual, por mais que existem leis, as pessoas são mais esclarecida até hoje tem muito preconceito. E na obra tudo muito normal e natural. Nenhum dos personagens acha estranho o comportamento das duas em pelo século XIX eu acho difícil.
    O romance A Cor Púrpura é maravilhoso recomendadíssimo, vale muito a pena ser lido.   

2 comentários:

  1. Olá! Assisti ao filme e achei lindo! A cerca de um ano e meio atrás, comprei o livro em um Sebo do estante virtual e ADOREI! Realmente é lindo! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Li este livro há muito tempo e adorei! Comecei por conhecer a história pela versão cinematográfica de Steven Spielberg e não pude deixar de ler. Adorei! É daqueles livros de leitura obrigatória. Quem não leu, que o faça:

    http://portugues.free-ebooks.net/ebook/A-Cor-Purpura (para baixarem - assim nao tem desculpas)

    Boas leituras!

    ResponderExcluir