terça-feira, 3 de setembro de 2013

Perto do coração selvagem, Clarice Lispector (Jun/2013 - Romance Psicológico)


Resenha de Ana Britto

Este foi o primeiro livro publicado da autora e causou um rebuliço na crítica literária. Eu que só havia lido livros infantis dela (e olha que possuo o livro desde o ano de 2000, presente de aniversário de pessoa querida) tive um choque com esta leitura. Porque Clarice escreveu este livro quando tinha dezessete anos! Como pode ser que uma garota tenha conhecimento de todo aquele mundo de uma mulher? Tantas emoções, dúvidas, sobressaltos, sonhos, devaneios...
Joana, uma mulher casada, que se lembra de sua infância, de sua grande amiga, do início do namoro com o homem com quem se casou e que, agora, se vê diante de situações inesperadas. A estória dela, mais do que narrada propriamente dito, é contada pela descrição do emaranhado de seus pensamentos, pelos sinuosos caminhos de suas idéias que chegam e vão e voltam por onde não se espera, pelas sensações surpreendentes que mostram o desenrolar de dores, alegrias, raivas, lembranças, tanta coisa. E a leitura destes caminhos acabam por iluminar e explicitar coisas sobre quem lê, coisas que a gente nem sequer suspeitava ou não tinha coragem de nomear. A partir daí o diálogo está estabelecido, e a gente se surpeende, se espanta em ler nossas emoções e idéias descritas com tal precisão.
Este é um livro pra ler e reler quantas vezes se quiser ou puder. E a cada vez haverá coisas diferentes para se descobrir e para apre(e)nder.
“Que mistérios tem Clarice!” (Caetano Veloso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário