terça-feira, 3 de setembro de 2013

O sol também se levanta, Ernest Hemingway (Mai/ 2013 - livros citados em filmes)

Resenha de Ana Britto

Juro que li em algum blog, que não consigo mais lembrar qual era, muito menos achar pelo google, que o filme “10 coisas que odeio sobre ela” menciona este livro de Hemingway. Não vi o filme (ainda) mas guardei a informação e li o livro.
Este é um daqueles livros que fala de uma turma de jovens contemporânea à aquela mencionada no livro “O grande Gatsby” de Fitzgerald. Quer dizer, em ambos os livros a turma é de jovens adultos norte americanos ricos, mas os personagens de Fitzgerald são extremamente superficiais e fúteis enquanto que os de Hemingway são apaixonados com a vida europeia, tão diferente do american way of life, e com uma vontade absurda  de experimentar tudo e viver intensamente.
O personagem principal deste livro, Jake, é uma espécie de alter ego de Hemingway: escritor, mulherengo e apaixonado por touradas e lutas. Ele ama Brett, uma mulher livre  e liberada, que embora retribuindo seu amor, prefere ter um noivo rico e dócil, submisso à sua vontade. Isso até ela ser totalmente dominada por uma paixão avassaladora por um outro homem, o jovem toureiro estrela da hora naquela temporada. A narrativa daqueles dias em Pamplona e arredores, na Espanha, as festas, as bebedeiras, os amores e as touradas fazem deste um livro bem interessante.
São estes jovens, artistas ou não , não importa a época que vivam, naquela ânsia  de nada perder, de ir fundo nas emoções, acabam por empurrar os limites da vida social e dos comportamentos estabelecendo vanguardas que tempos depois passam a fazer parte normal da vida em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário