terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Clube das Desquitadas, Olivia Goldsmith (Agosto 2013: Vingança)

Resenha de Ana Britto

O título original deste livro, em ingles, é The First Wives Club, que numa tradução mais literal poderia ser O Clube das Primeiras Esposas ou O Clube das Ex-esposas. O interessante é que esta versão brasileira é bem adequada à nossa realidade, à nossa cultura. Porque este livro é de 1992 e o divórcio no Brasil, do jeito que é nos Estados Unidos, permitindo que as pessoas se separem e se recasem quantas vezes quiserem, sem nenhuma exigência de prazos nos intervalos, só foi estabelecido de fato em 2009. Antes era necessário ou um ano de separação judicial em casos expressos na lei ou comprovada separação de fato por mais de dois anos. E este intervalo, entre a separação e o divórcio era o desquite, que seria futuramente, uma vez vencido este prazo estipulado em lei, convertido em divórcio.
A estória das amigas ricas e cinquetonas Elise, uma famosa ex-atriz, Brenda, contadora que conhece algumas estratégias contábeis não convencionais, digamos assim, e Annie, mãe afetuosa e aspirante a escritora, que após lerem a carta póstuma de Cynthia resolvem se juntar para punir o abandono dos quatro ex-maridos parece meio estereotipada mas só que não. Infelizmente numa sociedade machista e de super valorização da juventude ainda se vê por aí de montão a troca de mulheres maduras por ninfetas deslumbradas como “troféus”, como diz a autora, como sinal de sucesso e de distinção de homens maduros. Elise, Brenda e Annie se reúnem, nomeiam os pontos fracos de seus ex, fundam o clube, estabelecem seus objetivos e criam estratégias para alcança-los.
A leitura deste livro proporciona aquela sensação de vingança, de justiça feita, um pouco parecida com a satisfação obtida nos filmes de Tarantino. Só que aqui, no livro, não há sangue nem tiros, tudo é muito bem feito e exclusivamente dentro da lei. O castigo supremo é a publicação do próprio livro em questão, narrando toda a batalha e os detalhes sórdidos dessa luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário