sábado, 1 de junho de 2013

A Dama do Cachorrinho e Outros Contos, de A. P. Tchekhov (Maio/2013 - Livros Citados em Filmes)

A Dama do Cachorrinho e Outros Contos – A. P. Tchekhov (citado em “O Leitor”)
Devido a meu grande interesse em literatura russa, experimentei A Dama do Cachorrinho e Outros Contos, de A. P. Tchekhov com a finalidade de conhecer esse autor tão renomado por esse gênero literário. O livro foi um pouco cansativo de se ler, mas talvez isso se tenha dado por eu não estar muito acostumada a ler contos, e preferir os romances longos, onde há muitas páginas para eu me apegar aos personagens e aos enredos.

O que também causou estranheza foi a sensação de que alguns contos precisavam de uma ou duas páginas a mais para que eu os julgasse "finalizados". Por fim, descobri que essa "falta de final" é uma característica do estilo de Tchekhov. Não que isso seja necessariamente ruim, pois funcionou perfeitamente em diversos contos. Várias das histórias do livro realmente me tocaram.

Tchekhov, como muitos outros autores russos, tem certa melancolia ao escrever histórias. E, devo confessar, em alguns contos essa melancolia também ficou apegada a mim. Seria pretensioso da minha parte negar o gênio que muitos consideram que Tchekhov seja. Não o nego. Talvez simplesmente não tenha sido meu momento, e eu não estivesse realmente preparada para entendê-lo plenamente. Enquanto isso, vou ficando com Dostoiévski e Tolstói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário