sábado, 1 de junho de 2013

Orgulho e Preconceito, de Jane Austen (Maio/2013 - Tema Livros Citados em Filmes)

Livro: Orgulho e Preconceito – Jane Austen
Filme: Mensagem para Você
    Esse mês o tema era livros citados em filmes, sendo assim, para minha imensa alegria escolhi a escritora Jane Austen, uma escritora que fazia muito tempo que gostaria de ler. E porque não começa pelo o livro mais popular da autora Orgulho e Preconceito, que neste ano completou 200 anos que foi escrito.
    Muita gente considera Jane Austen como escritora de “mulherzinha”, ou seja, autora de romances românticos, histórias para donas de casa, sem muita profundidade, já foram comparados a romances de banca de jornal. Nada contra de quem gosta desse tipo de romance que vende em banca de jornal, as pessoas tem que ler o que elas querem. No entanto, Jane é muito mais que um simples romance romântico.
    Em seus romances ela relata principalmente o comportamento da sociedade da época, com muita sátira, bom humor e porque não romance, porque a vida não é só preto no branco ou só trabalho, ninguém passa pela vida sem ter vivido um romance conturbado, uma paixão sem limites ou um flerte proibido.
    Em Orgulho e Preconceito Jane, além de relatar com muita propriedade os costumes da época também eleva um ponto muito importante, que por incrível que pareça mesmo depois de 200 anos ainda está presente da sociedade atual que é a preocupação que temos e damos ao dinheiro. Dinheiro esse que gera tanto orgulho e preconceito.
    Neste romance os personagens são muito cativantes, ate aqueles insuportáveis como, por exemplo: a mãe da protagonista a Sra. Bennet sempre muito preocupa em casar as filhas com rapazes importantes e ricos, se você parar para analisar você conhece muitas Sra. Bennet. Outro personagem que me lembrou de muito as “Marias Chuteiras”, “Marias Tatames” é a personagem Lygia Bennet a quarta irmã da protagonista, ela é uma “piriquete” de primeira categoria.
    A protagonista Elisabeth Bennet, ou Lizzy como é chamada por todos, é uma heroína como a maioria das heroínas: é a frente do seu tempo, esperta, inteligente e muito cativante. Seu par não fica atrás o Sr. Darcy é um homem rico, charmoso, orgulhoso, mas se rende aos seus encantos de Lizzy.
    Não poderia ter feito a melhor escolha para esse mês, não queria que o livro acabasse amei todos os capítulos, rir muito como o Sr. Bennet e sua ironia, tive vontade de dá uns tapas em Lygia e com certeza dá umas respostas bem mal educadas para Lady Catherine. Recomendo Jane Austen para todos e vou ler os outros romances.

Nenhum comentário:

Postar um comentário