domingo, 1 de julho de 2012

CONTATO DE CARL SAGAN (Junho/2012 - Tema: Viagem no Tempo)

LIVRO 2 - CONTATO DE CARL SAGAN (Por Sueli Couto)

Ficção cientifica não é meu gênero preferido de leitura. Escolhi o livro Contato, pois já tinha assistido há alguns anos atrás o filme e gostei muito dele.

Gostei do livro, a história é bonita, muitas vezes poética e gostosa, mas o autor ficou muito focado na linguagem técnica citando muitos termos. Eu me perdi bastante e em várias partes não consegui acompanhar o raciocínio. De qualquer forma, é uma obra bonita e interessante.

A história é protagonizada por Ellie Arroway, uma jovem muito inteligente, curiosa que tinha como seu melhor amigo e companheiro seu pai. Ele falece quando ela está na infância e isto a marcará para sempre. Torna-se cientista e dedica sua vida à busca de contato com seres inteligentes no universo através de radiotelescópio. Mesmo entre no seu meio de trabalho, seu pensamento não é muito aceito entre colegas cientistas, governo e investidores. Um dia Ellie “descobre” um sinal supostamente vindo das proximidades da estrela Vega, sinal este que, uma vez decifrado, revelou-se sendo um projeto de construção de uma espécie de máquina que conduziria um único ser humano para Vega. Esse sinal é chamado por todos de Mensagem. Uma verdadeira odisseia se trava para enfim construírem a máquina e dar prosseguimento a mensagem.

Há muitas discussões sobre pontos de vista entre os cientistas, entre a ciência e a religião. Por sinal uma grande disputa para se provar que cada um acredita que sua crença é o único parâmetro para a explicação das coisas.


O livro relata a vida de Ellie, suas dúvidas, angustias, crenças, trabalho, pesquisas, romances, mas principalmente sua incansável busca por vida extraterrestre e por respostas ao grande segredo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário