segunda-feira, 1 de abril de 2013

A Revolução dos Bichos, de George Orwell (Mar/2013 - Tema: Animais Protagonistas

Resenha de A Revolução dos Bichos – George Orwell

Por Débora Paias

Eu já conhecia a genialidade de George Orwell por ter lido 1984, um livro que me surpreendeu enormemente por sua contemporaneidade. No entanto, eu sempre ouvia falar muito bem de outra obra-prima de Orwell com ainda mais frequência: A Revolução dos Bichos. Devo dizer que o livro é tudo o que dizem. E ainda mais.
A Revolução dos Bichos é um “conto de fadas”, como o próprio Orwell diz. Ele se utiliza de uma fábula para recontar o mito soviético. É impossível não notar as muitas semelhanças entre os animais na Granja dos Bichos e os soviéticos em sua Revolução Russa.
O enredo é o seguinte: alguns animais na Granja do Solar se reúnem ao redor de um porco velho, prestes a falecer, chamado Major (alegoria de Marx). Este fala de um futuro idealizado, onde todos os animais serão iguais e não dominados por humanos. Ele também ensina aos animais o que seria seu hino, “Bichos da Inglaterra”. Depois da morte de Major, os animais se rebelam contra Jones, o dono da granja e passam a administrar a granja para si próprios. Os porcos, os mais inteligentes dos animais, assumem aos poucos o poder, tornando-se ditadores dos outros animais. Dois porcos se sobressaem: Napoleão, simbolizando Stálin, e Bola-de-Neve, simbolizando Trotski.
É interessantíssimo ver como Orwell se utilizou dessa história tão simples para mostrar o que acontecia com o stalinismo: vemos representadas as execuções, a mudança na História da Revolução em benefício do governo, o abuso do poder. Acho que uma das frases mais marcantes do livro, que representa bem toda a história, é: “Todos os bichos são iguais, mas alguns bichos são mais iguais que outros.”
A Revolução dos Bichos foi um livro digno de ser lido e apreciado. Digno também de se refletir no passado e no presente. Altamente recomendável para qualquer um que se interesse em História e em metáforas muito bem construídas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário