sexta-feira, 15 de março de 2013

A Arte de Correr na Chuva, de Garth Stein (Mar/ 2013 - Tema Animais Protagonistas)

A Arte de Correr na Chuva, de Garth Stein (Março 2013: Animais Protagonistas)


Resenha de Ana Britto

Não tive animais de estimação e nem permiti que meus filhos tivessem, já que sempre moramos em apartamento e eu tinha (e tenho) certeza que qualquer cachorrinho ou gato se tornariam um ser a mais a ser cuidado e sustentado por mim.

Eu não sabia o que sei agora, que os cahorros, depois de esgotarem suas encarnações de cachorros, voltam à Terra como seres humanos, segundo o pensamento vigente na Mongólia. Enzo, um cruzamento de terrier com labrador, é um cachorro especial, com uma alma quase humana, e aprendeu isso cedo, num documentário da tevê. É ele quem narra a estória de Denny, seu dono, e sua família.

Enzo escuta, presta atenção e entende os seres humanos muito mais do que podemos imaginar e é capaz até de intervir, em certas ocasiões. E isso sempre demonstrando seu amor incondicional.

Denny é apaixonado por corridas de carro e seu sonho é trabalhar como piloto full time. Seus ídolos são os campeões de Fórmula Um e os grandes corredores, e entre todos, Ayrton Senna tem um papel de destaque. Os trechos mais bonitos do livro são aqueles em que Enzo, que aprendeu tudo sobre corridas com seu dono, narra as corridas de Senna, suas vitórias e sua maestria em guiar na chuva.

Confesso que o fato de ler um autor norte americano que menciona com tanta paixão Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Pelé, como exemplo de campeão, entre vários outros pilotos citados, foi fator determinante para a escolha deste livro. Afinal, como diz Denny, “o carro vai onde a vista alcança”.
 

Este é um livro leve e gostoso de ler, mesmo para quem nunca teve animais de estimação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário