sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Corredor da Morte, de Stephen King (Jan/2013 - Tema Livre))

Resenha por Sueli Couto
Sinopse: Nos anos 30, John Coffey, um gigantesco negro é condenado injustamente à cadeira elétrica, vai para a prisão de Cold Mountain pelo assassinato de duas meninas gêmeas, esperar pelo dia de sua execução. O simpático e covarde homem aos poucos conquista a afeição dos guardas do presídio, que começam a desconfiar da culpa de Coffey. O estopim acontece quando Coffey demonstra que pode realizar incríveis milagres. Uma história que exige uma grande reflexão de nossa existência neste mundo.
Inspirado em Charles Dickens, King resolveu publicar a história como uma novela em série de 6 volumes em brochura.
- Em 1997, King relançou o livro em volume único, consertando alguns erros da edição em série. Em 2000 o livro foi publicado pela primeira vez em capa dura.
- Os volumes que dividem "O Corredor da Morte" são: I - As Duas Meninas Mortas; II - Um Rato no Corredor; III - As Mãos de Coffey; IV - A Morte Horrenda de Eduard Delacroix; V - Excursão Noturna; VI - Coffey no Corredor.

A história é narrada na primeira pessoa por Paul Edgecombe, um senhor idoso que vive em um asilo. Ele passa por uma experiência inesquecível e quer que outras pessoas a conheçam e para isso, relembra, escreve e narra os fatos ocorridos quando era chefe dos guardas na penitenciária no corredor da morte. Ele e outros guardas, amigos seus, tinham como atribuição acompanhar os últimos dias dos condenados, assassinos impiedosos, cruéis e perigosos.

O livro desenvolve a historia de John Coffey, condenado à morte pelo rapto e assassinato de duas meninas gêmeas. John tem um dom especial que ao mesmo tempo em que ajuda o próximo, ele lhe causa muita dor e sofrimento. Ele é um milagre!!!
Nada do que aconteceu nos anos de trabalho os prepararam para a chegada de John Coffey em 1932.  Edgecombe e Coffey desenvolve uma relação incomum, baseada na descoberta deste dom, misterioso e milagroso. E durante esta relação o guarda se vê em um conflito moral e o receio de estar enganado

É uma história perfeita, emotiva, terna, e é difícil resistir aos ricos personagens do livro. A parte do ratinho é muito linda.


Assim como o filme, o livro emociona muito. E o filme foi bem fiel ao livro.
Mesmo já conhecendo a historia, eu chorei muito no ultimo volume do livro. É um livro sensacional!

Nenhum comentário:

Postar um comentário