sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A mão e a luva, de Machado de Assis (Jan/2013 - Tema Livre)

Por Sueli Couto

Ganhei este livro usado de uma amiga no ano passado e o escolhi por ser uma edição muito antiga e adoro isto.

Guiomar era uma moça simples que ficou órfã logo cedo e por isso aprendeu a usar a razão para controlar seu coração. Atraente e bonita, despertou interesse de 3 homens: Estevão; Jorge e Luís Alves com personalidades bem diferentes.
Estevão era sentimental, ingênuo e inseguro. Conheceu Guiomar, flertaram certo tempo, mas se separaram. Reencontraram-se dois anos depois.

Jorge, sobrinho da madrinha de Guiomar, tinha caráter fraco, egoísta e orgulhoso de si mesmo. Luís Alves, era um advogado ambicioso, frio, fechado, calculista esperava para dar uma cartada no momento certo. Era amigo de Estevão e vizinho de Guiomar. Apesar das personagens e a história ser romântica, a motivação de Guiomar não é o amor. Por tudo que passou na vida, ela vê o casamento como uma ascensão social e escolhe Luís pelo fato dele já estar eleito deputado.

A Mão e a Luva - romance leve, simples, apareceu, primeiramente, em folhetim em jornal da época. Gostei do livro.

O trecho a seguir sugere a justificativa do título:

" Um mês depois de casados, como eles estivessem a conversar do que conversam os recém-casados, que é de si mesmos , e a relembrar a curta campanha do namoro. Guiomar confessou ao marido que naquela ocasião lhe conhecera todo o poder de sua vontade.

_Vi que você era homem resoluto, disse a moça a Luis Alves, que assentado, a escutava. _ Resoluto e ambicioso, ampliou Luiz Alves sorrindo: você deve ter percebido que sou uma e outra cousa. _ A ambição não é defeito.

_Pelo contrário, é virtude; eu sinto que a tenho, e que hei de fazê-la vingar. Não me fio só na mocidade e na força moral: fio-me também em você, que há de ser para mim uma força nova. _ Oh! Sim! Exclamou Guiomar. E com um modo gracioso continuou:

_ Mas que me dá você em paga? Um lugar na câmara? Uma pasta de ministro? _ O lustre do meu nome, respondeu ela. Guiomar, que estava de pé defronte dele, com as mãos presas nas suas, deixou-se cair lentamente sobre os joelhos do marido , e as duas ambições trocaram o ósculo fraternal. Ajustavam-se ambas, como se aquela luva tivesse sido feita para aquela mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário