quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Poemas Antológicos de Solano Trindade (Dezembro/2012 - Poesia)

Por Sueli Couto


Sinopse

O canto poético de Solano Trindade é, sobretudo, uma arte de resistência. Participante ativo da cultura negra no Brasil, entusiasta de maracatu, e seguidor das raízes africanas, Solano deixou marcas na história cultural do país.
Sua luta aparece sob diferentes formas: nos poemas que denunciaram a escravidão; na exaltação da cultura enraizada na África e que por aqui, às vezes, é ignorada; a insistência em declamar amor como um princípio de liberdade. Considerado nosso "poeta negro", foi exemplo de força -- sua obra clama por justiça. A história de Solano em defesa da cultura negra confirma esta súplica. Traz à tona a discussão sobre igualdade e liberdade em poemas repletos de musicalidade.


A coleção "Obras Antológicas" reúne o melhor da produção poética do pernambucano Francisco Solano Trindade, grande defensor e divulgador da cultura n egra no Brasil.
Poemas Antológicos de Solano Trindade é um convite à reflexão. O autor fala sobre democracia racial, sincretismo religioso, amor, liberdade, justiça, igualdade, cultura.
Belo livro começando pela capa bem desenhada e colorida e pelos poemas belíssimos.
Gostei muito do livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário