domingo, 27 de janeiro de 2013

"O País do Carnaval", de Jorge Amado (Jan/2013 - Tema Livre)

 ( Por Denise Cruz)

É um livro carregado de sentimentos intensos, confusos e controversos.

Normalmente, relaciono este tipo de leitura exatamente a Jorge Amado.

Gostei da intensidade e dos desequilíbrios em tudo que era sentido; das críticas, muitas vezes tão irracionais que acabavam alcançando a realidade do ser humano e nos transportando às nossas próprias críticas e pensamentos. Tão singulares e tão comuns ao  mesmo tempo. Muito Jorge!  

O mais interessante, em minha opinião, é que a leitura acaba nos levando a questionar, não apenas se as personagens estão certas ou erradas no que dizem e/ou pensam, mas também, o quanto há de certo e de errado em cada uma delas e o motivo disso; e, consequentemente, o que há de certo e errado em nós mesmos, como seres humanos.

Para mim, esse livro mostra Jorge Amado como um estudioso da natureza humana. Alguém que, como Ticiano, talvez não queira encontrar nada ou responder nada; não se importa, realmente, em estar certo ou errado. Apenas está profundamente ciente do quão tola e magnífica pode  ser cada pessoa nessa terra, independente daquilo em que acredite ou não; daquilo que saiba ou não. É uma análise tão profunda e ao mesmo tempo tão ‘discreta’ da natureza humana. Muito inteligente, muito astuta! Uma boa leitura, de fato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário