domingo, 27 de janeiro de 2013

“O Livreiro de Cabul”, de Asne Seierstad (Jan/2013 - Tema Livre)

(Denise Cruz)
            
Um livro de escrita fluida e clara, simples de se ler. Muito agradável!
          
A autora relata o seu dia a dia junto a uma atípica família afegã, em meio às diferenças e similaridades que relacionam essa mesma família às demais famílias daquela região.

As  surpresas aparecem na apresentação de fatos curiosos e de comparações feitas sobre o país antes e depois das últimas guerras.

É realmente interessante observar como as pessoas reagem diante de tantas mudanças desordenadas em tão pouco tempo; Muitos ficam felizes e se adaptam rapidamente; outros se apegam aos males antes vividos, como se fossem o próprio ar a ser respirado.

Ao longo da história, vão nos sendo apresentados a riqueza cultural do Afeganistão, os sonhos e os anseios de seu povo, que ainda hoje, tenta superar as imensas dificuldades estabelecidas por interesses pessoais e por rigorosos padrões religiosos e sociais. Um povo tão forte, tão complexo e tão simples ao mesmo tempo, que se martiriza entre a própria consciência religiosa, tão deturpada por pessoas não tão castas e o desejo de melhorar de vida e ser alguém. Um povo que ama o país onde nasceu e deseja vê-lo florescer neste mundo

Vale à pena a leitura! Nunca me surpreendi tanto com a história de um povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário