quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O GRANDE GATSBY, de F. SCOTT FITZGERALD (Tema Livre - Jan/2013)


Resenha escrita por Lucelia Maia


O sonho americano, dinheiro, muito dinheiro, festas e mistério são os ingredientes principais do romance O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald (1896 – 1940), esse escritor americano é considerado da geração perdida da literatura americana, ou seja, pessoas desorientadas e desiludidas com as limitações culturais da Sociedade Americana.

O romance se passa na Nova York na década de 1920, é narrada por Nick Carraway, pessoa simples e o personagem mais sensato da história, que a principio é o vizinho do Gatsby, que no decorrer do romance se tornam amigos, (eu diria o único amigo por ambas as partes). Do outro lado da ilha (sim eles moram em uma ilha), está o “casal ternura” Daisy e Tom Buchanan, onde Daisy é prima Nick, e por causa desse grau de parentesco Gatsby se aproxima de seu vizinho. Sabe porque? Isso mesmo, Gatsby e Daisy tiveram uma romance, e ele nunca conseguiu se aproximar dela depois que ele misteriosamente ficou rico, ela não ficou com por que ele era pobre, hum..muito clichê.

Mas, o romance de Fitzgerald, é muito mais que esse romance sem graça, ele critica firmemente a sociedade da época, a sociedade é demais, ele critica o mundo dos ricos, dos novos ricos, descreve a rotina dos personagens cheia de  futilidades. 

Enfim, o romance merece ser lido, primeiro é um clássico americano e segundo 
Fitzgerald foi muito feliz no enredo e desfecho do romance.

9 comentários:

  1. Oi, Lucelia!
    Eu li esse livro no ano passado e não gostei de cara da história. Tive momentos de raiva e de alegria com o livro, mas, no fim, o saldo foi positivo. Em breve lerei outro do autor. Vamos ver...
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi Michele!!
    Foi minha primeira leitura da literatura americana, gostei, mas te confesso que a Dayse é minha personagem feminina mais odiosa!!
    bj!

    ResponderExcluir
  3. Oi Lucelia,

    Não sei se conhece o filme de 1974, dirigido por Jack Clayton, com Robert Redford no papel de Gatsby e Mia Farrow no papel de Daisy, é um belo filme, ganhou Oscar de melhor figurino e é bem fiel ao livro. E Sim, Daisy é detestável, vc tem razão.
    Beijim,
    Ana Bete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg pelo comentário.
      bj!

      Que livro vc leu para o desafio?

      Excluir
    2. Oi Lu,
      Li Quase Memória, de Carlos Heitor Cony, sou a Ana Britto :)
      Beijim,
      Ana Bete

      Excluir
  4. Não achei o romance entre Gatsby e Daisy sem graça. Claro, não teve grandes cenas de paixão e arrebatamento. Mas o romance foi narrado pelos olhos de outras pessoas. E achei que ele colocou tudo de um modo muito bonito, tocante...

    Fiz resenha pra este livro também. Acho que foi um dos preferidos que li este mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Debora!
      Acredito que o foco do autor não era o romance e sim descrever hipocrisia a sociedade americana da época. Achei uma graça e verdadeira a amizade do Nick como Gatsby, pelo menos da parte do Nick. Vc não acha?
      Obg pelo comentário
      abraço!

      Excluir