sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A Estrada Sinuosa, de Morris West (Jan/2012 - Tema Livre)

Por Camélia Cecília

O livro traz como personagens principais o jornalista americano e correspondente internacional Richard Ashley; Vittorio, o influente político Duque de Orgagna; e Cosima esposa do Duque e ex-amante de Richard.

A história tem como cenário a Itália, onde Richard se encontra com a finalidade de conseguir as provas que confirmam a participação do perigoso Duque de Orgagna em uma série de crimes ligados ao governo italiano, para com elas concluir sua “reportagem de ouro”. Contudo, com as eleições próximas, o Duque de Orgagna, já sabendo das intenções de Richard, busca impedi-lo, de todas as formas, de mostrar suas práticas ilícitas para os seus eleitores e para mundo.

É um livro de rápida leitura. Tinha tudo para ser instigante, mais desenvolvido, e ter um final memorável. Porém as séries de explosões histéricas dos personagens em algumas passagens, sobretudo de Richard (o que é tão improvável para um homem moderno, culto e bem sucedido), Cosima e Elena (esta última, personagem coadjuvante) são muito dramáticas, desnecessárias e enjoativas. Os trechos em que Richard conjectura as conspirações armadas contra ele também são enfadonhos... Além de existir o seguinte disparate: como Richard aceita hospedagem na residência do Duque, sabendo que este é um homem que tem todos os motivos e nenhum empecilho moral para assassiná-lo? É algo fora da realidade...

E o final é daqueles que você se pergunta: “sim, e...?” Ou seja, acredito não ser dos melhores livros de Morris West.

Nenhum comentário:

Postar um comentário