quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

"50 Tons de Cinza" de E L James (Jan/2013 - Tema Livre)

(Por Isabor Maria)

Anastasia Steele é uma estudante comum com uma vidinha pacata e normal, até que conhece por pura "malicia do destino" o empresário multimilionário Christian Grey.
A partir disso é iniciada uma relação mais do que anormal entre os dois. Onde, posso dizer, Christian é o caçador e Anastasia a caça.

Comecei a ler o livro pela indicação de uma amiga, que estava prometendo com veemência que eu iria me apaixonar pelo enredo e pela literatura "erótica e sadomasoquista"
Aos poucos percebi que não passava de uma versão mais adulta, se é que podemos chamar assim, de Crepúsculo.

Com enredo e diálogos mais do que desnecessários, 50 Tons me parece AQUELE tipo de livro que quer trazer a tona novamente uma posição que há alguns anos atrás se enquadrava as mulheres: a de submissa (e de preferência com as pernas bem abertas.. Se me permitem o trocadilho).

E é exclusivamente feito para vender de mais, ou seja, um livro comercial, para leitores que nunca tiveram realmente uma experiência literária que vai encher sua mente ao invés de seus olhos...

Acho que o livro deveria ser mais focado no sentimento do que necessariamente no sexo, afinal a personagem é virgem e nunca teve outra experiencia a não ser a que é submetida pelo empresário quem tem gostos excêntricos e gosta de manter um padrão para suas submissas, além do prazer pelo sadomasoquismo.

Observa-se também a alusão as roupas de grife e as mascas famosas, contradizendo a personagem que diz não se importar com o que o empresário lhe oferece (mas aceita de bom grado, para não ser punida depois)

Somente ainda por insistência dessa mesma amiga eu vou me aventurar a ler os outros livros da série. (torcendo para que acabe logo...)

50 Tons de Cinza é fútil, apelativo e consegue ser tão ruim ruim quanto Crepúsculo (que aliás foi o livro que inspirou a série)

Enfim... Não gostei do livro, pois a linguagem é repetitiva e muito machista (apesar de tentar não ser), porém pretendo continuar e terminar a série apenas por mero desencargo de consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário