quarta-feira, 9 de maio de 2012

Era uma vez...um café, de Luis Machado (Tema de Janeiro)

“Era Uma Vez... Um Café”
Luis Machado
1ª Resenha – 1º Livro
Tema de Janeiro – Literatura Gastronômica
Renato Tartuce

Este curto, porém, envolvente livro conta a história de um dos Cafés mais tradicionais de Lisboa, o Martinho da Arcada. O livro é uma linda homenagem ao relacionamento deste centro cultural lisboeta e um dos mais honrados escritores portugueses, Fernando Pessoa. O escritor Luis Machado faz uma bela retrospectiva da história do local, passando dos tempos do Império Português até o Século XXI, relatando todas as dificuldades, felicidades, encontros ilustres e pratos do botequim.
No primeiro capítulo o autor descreve a história antiga do Café e seus vários donos e nomes. Nomes como: Casa da Neve; Casa de Café Italiana; Café do Comércio. Chegando às mãos dos atuais donos, Manuel de Castro e António de Sousa, somente em 1990 com o nome atual. Machado relata sobre o começo do bar vendendo bebidas e gelados para a Corte Imperial Portuguesa. As peripécias do boteco e de seus donos são deliciosamente contra balanceadas com os petiscos e cafés servidos no Martinho.
A partir do segundo capítulo a história do estabelecimento encontra-se com a história literária portuguesa ou, melhor dizendo, com a história de Fernando Pessoa. O ilustre escritor era um cliente assíduo do café e tinha uma mesa sempre reservada em seu nome. Era comum encontrá-lo na sua mesinha de sempre, à s 17:00h, bebendo café enquanto escrevia poemas ou conversava com seus poucos amigos. Ficava lá até de noite, quase imperceptível, quando pedia somente uma rala Sopa de Bacalhau ao Azeite. A então família dona do bar admirava muito o poeta e sempre pedia para Pessoa jantar com eles. Ele comia uma pratada de ovos estrelados com queijo, um prato especial que D. Maria Mourão (a dona do café) fizera especialmente para ele.
Um único capítulo é dedicado a descrever os pratos favoritos de Pessoa. Pratos como: Sopa de Camarões; Linguado Frita; Melão com Presunto; Sopa Juliana; Ovos Estrelados com Queijo e o Bacalhau.
O final do livro descreve o atual Martinho da Arcada. Um Café-Restaurante, no centro histórico lisboeta, reformado e tombado como Patrimônio Nacional de Portugal. Atualmente o é palco de encontros da APE (Academia Portuguesa de Escritores), de pintores e músicos portugueses, além de reuniões políticas.
Um rápido, cativante e belo livro que faz jus à importância histórica do Martinho da Arcada. Ótima leitura que, literalmente, da água na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário