segunda-feira, 30 de abril de 2012

UM LUGAR PARA TODOS - THRITY UMRIGAR - LIVRO 4

Resenha escrita por Sueli Couto

UM LUGAR PARA TODOS - THRITY UMRIGAR - LIVRO 4
O livro é bem mais que um simples romance, é um aprendizado, é ter a chance de olhar de modo diferente para cada ser humano, repensar nossas escolhas e como viver o hoje para não se arrepender amanhã. A história nos levar a pensar em nossas escolhas, no envelhecimento na importância de desfrutar plenamente os dias de vida. Eu gostei muito do livro. Recomendo a leitura.

O livro conta a história de um grupo de moradores do edifício Wadia, um prédio de classe média em Bombaim, na Índia, que estão reunidos no casamento de um jovem morador desta comunidade. Nele os personagens vão um a um lembrando-se de sua juventude e de tudo o que viveram até aquele momento: suas vitórias, seus fracassos, suas opções de vida, remorsos, escolhas...

Nem todas as lembranças são felizes e pensam se suas escolhas foram as corretas. Começa com Rusi, que repensa seu casamento, seus sonhos, suas idealizações. Ele é casado com Coomi, e sofrem calados pelo fracasso de seu casamento. Casamento feito de mágoas, ressentimentos, palavras cruéis, indiferença. Dosa, uma mulher inteligente, geniosa, irascível, fofoqueira que esconde uma vida de mágoas e desilusões. Jimmy, o garoto órfão que conseguiu tornar-se um advogado empresarial bem sucedido casado com Zarin, uma mulher de fibra, e seu filho, Mehernosh, sobre quem deposita muitos sonhos. Soli, um homem solitário que perdeu a chance de ficar com o grande amor da sua vida. Tehmi, a moradora mais triste e solitária, cuja vida foi repleta de tragédias. Todos eles têm suas vidas entrelaçadas pela amizade e convívio.

O livro também nos mostra uma Bombain, com transito caótico, barulhenta, poluída, pobre, cheia de mendigos, esfomeada e violenta. A desigualdade social é tão grande que os ricos não podiam ostentar suas riquezas e nem sair tranquilamente nas ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário