segunda-feira, 30 de abril de 2012

O TOTEM DO LOBO - JIANG RONG- LIVRO 5

Resenha escrita por Sueli Couto
O TOTEM DO LOBO - JIANG RONG - LIVRO 5

Na década de 1960, em plena Revolução Cultural da China, o jovem estudante Chen Zhen parte para as estepes do Olonbulag, na Mongólia Interior. Com os ensinamentos de Bilgee, Chen aprende muito mais do que pastorear ovelhas: ele descobre como superar as dificuldades da vida nômade e a sinergia milenar que une o povo aos lobos selvagens das planícies.

Fascinado pela relação entre os homens e esses animais temidos e idolatrados, Chen compreende a rica relação espiritual que existe entre esses adversários e o que cada um pode aprender com o outro.

O Totem do lobo é retrato de uma terra e uma cultura que não existem mais e, ao mesmo tempo, uma revelação fascinante da visão do país sobre si mesmo, sua história e seu povo.

Apesar de ser longo o livro é ótimo, profundo rico e detalhista com maravilhosas descrições, na paisagem, nas cenas de batalha, de caçadas, capazes de transportar o leitor para dentro da história que chega-se a ouvir o vento, sentir as mudanças climáticas, sentir o hálito quente dos lobos, o arrepio de medo e o carinho dos cachorros.

Fiquei um pouco nauseada com as descrições das batalhas por serem bem detalhadas mesmo.

O livro relata muitos fatos históricos, mostra os aspectos culturais de um povo, a vida dura dos nômades, as condições adversas de sobrevivência. Destaca ainda a importância do equilíbrio ambiental, o respeito pela terra, pelo ciclo da vida, pela lei da sobrevivência, a cadeia alimentar.

Frase

“Na verdade, a cabeça de Chen ficou completamente vazia no instante em que viu os lobos, e a última coisa de que ele se lembrava era um som baixo mas apavorante, não muito diferente do silvo fino que se produz ao soprar a borda de um pedaço de plástico. Devia ter sido o som de sua alma saindo pelo topo da cabeça.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário