segunda-feira, 30 de abril de 2012

NÃO ME ABANDONES JAMAIS - KAZUO ISHIGURO - LIVRO 6

Resenha escrita por Sueli Couto
NÃO ME ABANDONES JAMAIS - KAZUO ISHIGURO - LIVRO 6

Alguns livros nos marcam profundamente e por inúmeros motivos. Li este livro para discutir num clube de leitura e ante de iniciar a leitura do mesmo, fiz questão de não ler nenhuma sinopse dele. Foi uma surpresa total. Mexeu muito com meu intimo, minhas emoções... Achei profundamente triste, denso, complexo, devastador... Um convite a reflexão.

Uma leitura emocionante, angustiante, sufocante de uma realidade crua e aterrorizante, jamais imaginável. O que ou quem serão eles? Que segredos esconde Hailsham?

O livro fala sobre sonhos que jamais serão realizados, perdas, solidão, melancolia, a existência da alma, a expressão artística, a busca de uma identidade, o sentido da vida, as diferenças, a conformação, a aceitação, a dignidade humana e a intolerância. 

Aos 31 anos e onze como cuidadora, Kathy H. mergulha no passado e resgata as lembranças em Hailsham, colégio interno localizado no interior da Inglaterra.

No início ela se relata lembranças inocentes que poderiam perfeitamente ser de um colégio tradicional no qual são educadas crianças comuns. Aos pouco, porém, ela vai fazendo tímidas insinuações revelando pistas e indícios que levarão a criar lentamente um quadro mais amplo e terrivelmente compreensível da trama.

Algumas palavras destoam e causa estranheza como doadores, cuidadores, treinamento, confinamento, e faz pensar que talvez não se esteja diante de estudantes comuns e sim de crianças de alguma forma especiais.

Mesmo vivendo histórias iguais a de qualquer criança ou jovem normal como: estudos, lições, amizade, descobertas sexuais, o amor, medos e dúvidas, eles não tem um histórico familiar, uma origem social, visitas familiares.

Relata a alegria dos bazares, os desenhos, as pinturas, o triangulo amoroso entre Kath, Tommy e Ruth, a proibição de ultrapassarem as cercas. Em Hailsham eles são estimulados a manter um corpo saudável, a criar e os melhores trabalhos são enviados a uma galeria, sobre a qual paira certo segredo.

Os personagens adultos são misteriosos e provocam medo e arrepios.

É realmente tocante e emociona muito a passagem em que Kath escuta sua fita K7 abraçada a um travesseiro...

No final ainda dói ler como Kath aceita tranquilamente seu destino...

Assisti ao filme, mas ele nem se compara ao livro e deixa muito a desejar ou a compreender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário