segunda-feira, 30 de abril de 2012

A DOÇURA DO MUNDO - THRITY UMRIGAR - LIVRO 3

Resenha escrita por Sueli Couto
A DOÇURA DO MUNDO - THRITY UMRIGAR - LIVRO 3

Escolhi ler este livro, por ser da mesma autora de meu livro preferido, A Distância entre nós.

É um romance rápido, de leitura fácil, sensível, que relata a relação entre familiares, as diferenças culturais, costumes e gerações. É uma história envolvente, cativante, cheia de recordações, reflexões, saudosismo e melancolia. 

Conta a vida de Tehmina Sethna, que após a morte do marido Rustom, decide aceitar o convite de seu filho para passar um tempo com ele e sua família. Seu filho, que foi estudar nos Estados Unidos, se casou com Susan tem um filho e vive uma vida no perfeito estilo americano. 

Tehmina, que se encontra sensível e frágil, tenta se adaptar à cultura ocidental, sofre com a rejeição de sua nora, com a diferença de educação de seu neto, e se sente solitária num mundo totalmente diferente do seu. Enquanto tenta sobreviver, Tehmina se apega e se envolve com dois menininhos da casa ao lado, e sofre junto com eles por serem maltratados por uma mãe relapsa e negligente. Contra a vontade de Susan e Sorab tenta ajuda-los. E ao agir em favor de dois meninos sem querer rompi com as barreiras entre as duas culturas.

O livro trata da dúvida entre escolher uma nova vida e o retorno à cidade de Bombaim, que cada vez mais lhe desperta saudades e doces lembranças. E tomar esta decisão sozinha a aterrorizada, pois desde jovem todas as suas decisões eram embasadas na opinião do marido.

Durante a história percebe se o crescimento de Tehmina e a busca pelo seu próprio espaço.

Frase

“Tehmina, querida. O que eu quero lhe dizer é isto: seja valente. Coragem, janu, minha amada. Foi por essa pessoa que eu me apaixonei, por minha mulher destemida e sem papas na língua. Quem é a mulher tímida e assustadiça que está no lugar dela? Não a reconheço. Então, por favor, janu. Seja feliz. A vida continua, sabe?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário