segunda-feira, 30 de abril de 2012

A distância entre nós, de Thrity Umrigar

Resenha escrita por Sueli Couto

A DISTÂNCIA ENTRE NÓS - THRITY UMRIGAR - LIVRO 7

Fiquei muito satisfeita e feliz em saber que este livro faria parte do desafio. É o meu livro preferido, ganhei de uma amiga querida por ocasião de meu aniversário há 3 anos. Sempre faço muita propaganda dele para todo mundo que eu conheço e quando comecei a participar do Skoob eu o coloquei para viajar. Agora eu poderia repartir meu amor pelo livro e afirmei, reafirmei e confirmei que era meu livro preferido, muito amado. Por uma triste “brincadeira” do destino ele foi roubado duas vezes e eu fiz questão de comprar outros exemplares por duas vezes para colocar no lugar e prosseguir a viagem. Então agora ele continua viajando, mas antes fiz questão de reler para o desafio.

A história gira em torno de Sera uma mulher rica, e Bhima a empregada idosa. Elas moram em Bombaim(India). Bhima é a fiel empregada que trabalha há mais de vinte anos na casa da família Dubash, com a morte da filha e do genro passou a cuidar de sua neta Maya, que esta grávida, mas não é casada e se recusa a revelar a identidade do pai de seu filho. Sera é a patroa culta e generosa, com a morte de seu marido pediu a sua filha Dinah, que está grávida, e o genro Viraf, que morassem com ela.

Pertencentes a classes diferentes, elas se aproximam na condição de mulheres oprimidas e com marcas profundas em suas almas, que dedicaram as vidas para cuidar dos outros. Suas histórias se entrelaçam de forma emocionante e parece que a ligação entre elas vai bem mais além do que aquela de patroa e empregada, mesmo com a diferença social acredita-se que existe uma forte amizade entre elas. Amizade feita de conselhos, de anos partilhados de tristezas e alegrias, de confidencias, de ajuda, de respeito.

Sera e sua família usaram seu poder e dinheiro para influenciar a vida de Bhima ajudando em várias necessidades e pagando pela educação universitária de Maya. E Bihma por sua vez compartilha da vida sofrida de sua patroa com sua sogra, marido, dor esta que somente Bhima podia ver e aliviar.

A história envolve sentimentos profundos neste relacionamento como amizade, vergonha, amores mal compreendidos, mágoas, ressentimentos, partilha, dor, proteção.

Relata também a imensa pobreza existente em Bombaim com favelas espalhadas por todos os lados com pessoas morando nas calçadas, a fome, a violência, desigualdade social, gravidez não planejada, sistema precário de saúde e saneamento, a dureza cruel da vida e a falta de esperança.

Por que me marcou tanto e amei demais este livro? A história da amizade por si só me comove e alegra, mas a decepção, a injustiça, a mentira matando uma velha amizade me tocou demais.

Recomendo muito a leitura deste livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário