segunda-feira, 30 de abril de 2012

A ARTE DA GUERRA - SUN TZU - LIVRO 2

Resenha escrita por Sueli Couto
A ARTE DA GUERRA - SUN TZU - LIVRO 2

É considerado o mais antigo tratado de guerra e hoje parece destinada a secundar a guerra das empresas no mundo dos negócios.

Sun Tzu existiu? É uma figura lendária? Pouco importa, o fato é que as ideias do filósofo-estrategista de quase 2.500 anos chega até nós. Este tratado hoje migrou das estantes do estrategista para a dos economistas e do administrador.

Sun Tzu, súdito do rei da província de Wu, foi o homem mais versado que jamais existiu na arte militar. A obra que escreveu e os notáveis feitos que praticou é uma prova de sua profunda capacidade e de sua experiência bélica.

A arte da guerra é de importância vital para o estado. É uma questão de vida ou morte, um caminho tanto para a segurança como para a ruína. Assim, em nenhuma circunstância deve ser negligenciada.

A arte da guerra é governada por cinco fatores constantes, que devem ser levados em conta. São: a Lei Moral; O Céu; a Terra; o chefe; o Método e a disciplina.

Originalidade deste tratado?

É melhor ganhar uma guerra antes mesmo de desembainhar a espada. O inimigo não deve ser aniquilado, mas, de preferencia deve ser vencido quando seus domínios ainda estiverem intactos.

São 13 capítulos onde salienta a disciplina, a organização, o planejamento, a avaliação, os cálculos, resolução de dificuldades, estratégias, prudência, firmeza, conhecimento, controle, habilidade, coragem, força e tática para garantir a vitória.

Frases
"Comandar muitos é o mesmo que comandar poucos. Tudo é uma questão de organização. Controlar muitos ou poucos é uma mesma e única coisa. É apenas uma questão de formação e sinalizações".

“Lembre-se dos nomes de todos os oficiais e subalternos. Inscreva-os num catálogo, adotando-lhes o talento e suas capacidades individuais, a fim de aproveitar o potencial de cada um. Quando surgir oportunidade aja de tal forma que todos os que deves comandar estejam persuadidos que seu principal cuidado é preservá-los de toda desgraça.”

“Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo, se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso.
Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e ganhar serão idênticas.
Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo contarás teus combates pelas tuas derrotas.”

Não me empolguei com o livro, não foi o que imaginei após ler tantos elogios sobre ele.

2 comentários:

  1. Também li esse livro, mas tenho uma opinião diferente da sua, gostei do livro, a questão é que ele não é aquele tipo de livro que a gente lê e pronto, acho que os ensinamentos de guerra dele são verídicos e aplicáveis.

    Um xero, Ana.

    ResponderExcluir
  2. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir